Verão é tempo de curtir as férias do trabalho, colégio ou faculdade com as pessoas que amamos. Porém, para o paciente oncológico, viajar durante o tratamento exige algumas medidas e cuidados específicos para que tudo ocorra em segurança.
Para aproveitar os ares do novo ano e renovar as energias e esperanças, sair da rotina e conhecer um lugar diferente pode ser uma ótima alternativa. O primeiro passo para fazer a viagem acontecer é o paciente conhecer toda sua agenda de tratamento, saber dimensionar os efeitos colaterais dos medicamentos e sentir-se bem disposto.
Paciente oncológico: para viajar, é preciso planejar
Com tudo isso alinhado, é preciso que ele entre em contato com o seu médico para avisá-lo e verificar se há alguma recomendação específica para o caso. Então, é necessário escolher o local das férias com cuidado, pois alguns podem não ser seguros para a imunidade mais baixa dos pacientes oncológicos.
Ainda falando da escolha do local de destino, o ideal é optar por cidades que tenham estrutura hospitalar e não ir para locais que pedem para tomar uma vacina específica anteriormente. Isso porque o uso de determinadas vacinas pode não ser recomendado para o paciente que está emtratamento com quimioterapia.
Antes de viajar, ele deve avaliar a necessidade de refazer exames e tomar medicações preventivas caso necessário. Uma dica é sempre ter os exames, diagnóstico e os remédios em embalagens originais em fácil acesso, caso seja necessário durante o percurso. Se a viagem for internacional, contratar um seguro de viagem é indispensável.
Independente de qual for o meio de transporte escolhido, é importante usar roupas confortáveis, caminhar para fazer o sangue circular (inclusive no corredor do avião ou ônibus) e praticar alguns alongamentos de pernas, braços e tórax. Se for de carro, o ideal é fazer paradas a cada duas horas e descansar por 20 minutos antes de continuar.
De maneira geral, todo paciente com câncer deve se proteger do sol. É importante investir em protetor solar, roupas adequadas e lenço de cabeça ou chapéu.
Além disso, é recomendado manter consigo bebidas e petiscos (como barras de cereais e biscoitos integrais), consumir alimentos sempre frescos, de procedência confiável e beber bastante líquido com frequência, principalmente se for em lugares secos ou áridos.
Atenção: caso aconteça do paciente sentir enjôo, febre igual ou superior a 37,8ºC, dor ou qualquer outro mal-estar, ele deverá ser encaminhado direto para o serviço de saúde do local. Nesse caso, também é importante entrar em contato com seu médico e informá-lo do ocorrido.
Faça desse período um momento gostoso para descansar e aproveitar. Havendo bom senso e planejamento, tudo correrá bem. Faça as malas e aproveite o verão! Se esse conteúdo te ajudou, lembre-se de compartilhá-lo com aqueles que estão precisando e confira outros conteúdos no meu Instagram.