Receber um diagnóstico de câncer muda tudo. Além das dificuldades causadas pela própria doença, as consequências do tratamento, principalmente na mulher, podem afetar e muito sua autoestima e como enxerga a própria beleza.
O tratamento contra a doença acarreta vários efeitos colaterais que refletem diretamente na autoimagem. Entre eles, destacamos dois muito comuns durante a quimioterapia: a perda ou aumento de peso e perda de pelos e cabelos. Mesmo que a pessoa não seja muito vaidosa, tais efeitos carregam um peso estético que reflete até em como as pessoas ao redor as vêem.
Autoestima e o tratamento do câncer
A autoestima não refere-se apenas à autoimagem, mas também à confiança em si mesmo, às suas relações interpessoais e também aos pensamentos e sentimentos negativos que podem acabar surgindo.
Essas consequências não são fáceis de lidar, porém é preciso lançar mão de maneiras de aumentar a autoestima para continuar levando a vida de modo leve. Afinal, quanto mais tranquila, positiva e confiante a pessoa estiver, mais cooperativa e aberta ao tratamento ela estará e possivelmente terá melhores resultados.
Adote hábitos que elevarão a autoestima
De nada adianta resgatar fatos do passado para “culpar” por você ter adquirido a doença, porque isso apenas fará mal. Concentre-se em pensamentos positivos, evitando auto julgamentos e críticas, comece a agradecer pela oportunidade de estar passando por um tratamento, se apegue em se sentir física e emocionalmente bem e, claro, viva um dia de cada vez.
Outra forma de manter a autoestima elevada é se desprender das amarras da necessidade de aprovação externa. Foque apenas em sentir-se feliz consigo mesma e saia na rua sem ligar para os olhares das pessoas. Esse pode ser um processo longo e turbulento, eu sei, mas é libertador e você consegue!
Lembre-se, acima de tudo, que um dos caminhos para não deixar que o câncer te “afunde”, é aceitar sua condição atual, sua realidade e seu diagnóstico. Mantenha sempre em mente o caminho percorrido para sua completa recuperação.
Aprenda também a dizer não, pois você não é obrigada a agradar a todos ao seu redor para ser amada. E, não se esqueça, não é porque sua condição afetou sua aparência que você deve deixar a vaidade que tinha, anteriormente, de lado. Essa é a hora de investir ainda mais nela!
Está em suas mãos o controle daquilo que te faz bem. Quando necessário, não hesite em pedir ajuda para continuar, até porque ninguém é (ou deve ser) forte o tempo todo. Mas não se deixe de lado e não se entregue à doença, porque você pode vencer essa luta. Eu acredito em você!
Se você gostou desse tipo de conteúdo e quer saber mais sobre esse tipo de conteúdo, me acompanhe aqui no blog e também no meu Instagram.