Imagino que você já deva ter ouvido falar alguma vez na TV, internet ou numa consulta médica, de um exame chamado mamografia, que permite identificar o câncer de mama de forma precoce, muitas vezes em estágio não palpável. Neste mês reforçamos sua importância devido ao Dia da Mamografia, comemorado no dia 05 de fevereiro.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a neoplasia de mama é a mais incidente entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, e de maior mortalidade na população feminina. Através da mamografia, conseguimos rastrear tumores em fase inicial, nódulos, microcalcificações e lesões pré-malignas.
Apesar de existir uma estimativa de que, 1 a cada 10 mulheres pode desenvolver o câncer de mama em alguma fase da vida, a realização deste exame de imagem de forma periódica e indicada pelo médico especialista, permite aproximadamente 95% de chance maior de cura.
Quando é necessário fazer o exame de mamografia?
Segundo o Ministério da Saúde, é recomendado que todas as mulheres acima dos 50 anos passem a fazer a mamografia a cada dois anos. É possível sim começar a fazê-lo mais cedo, porém esta entidade afirma existir uma maior chance de resultado errôneo. Isso devido ao fato de que, quanto mais jovem, as mamas são mais densas, o que dificultaria a identificação de sinais precisos da doença.
No entanto, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam que o exame comece a ser realizado em pacientes a partir dos 40 anos. A explicação se baseia em alguns estudos que mostram uma redução de até 30% na taxa de mortalidade de pacientes que realizaram a mamografia.
Se você tiver histórico de câncer de mama na família, a idade inicial de rastreio também pode variar. Portanto, faça sempre o acompanhamento com um profissional de confiança que possa indicar o melhor caminho a seguir, de acordo com suas necessidades.
Homens podem desenvolver câncer de mama e podem fazer mamografia?
Mesmo que em menor proporção, os homens também são acometidos pelo câncer de mama e, portanto, podem fazer o exame da mamografia. A frequência de casos costuma ser de 1 homem a cada 100 mulheres diagnosticadas, com incidência na população masculina de cerca de 1% do total de casos da doença.
Ao perceber a presença de um nódulo palpável ou aumento do volume das mamas, recomenda-se que o homem procure um médico para investigar o caso e, se indicado, deverá prosseguir com a realização do exame.
Como funciona a mamografia?
Para fazer o exame, o paciente deve estar despido da cintura para cima e ficar em frente ao mamógrafo. O aparelho é formado por duas placas que pressionam as mamas na vertical e na horizontal durante alguns segundos.
Durante o exame, é preciso que o paciente fique imóvel e segurando a respiração, para conseguir uma imagem de maior qualidade. O procedimento, ao todo, não dura mais que 20 minutos e já é possível sair com o resultado em mãos.
Lembre-se que, para fazer o exame, é preciso tirar a parte de cima da roupa, portanto as mulheres devem evitar vestidos. Também não é indicado o uso de cremes, desodorantes ou perfumes antes de fazer a mamografia. E, caso não seja a sua primeira vez, leve os resultados anteriores no dia para fins de comparação entre eles.
Ficou alguma dúvida sobre a mamografia? Entre em contato comigo pelo Instagram ou agende uma consulta com seu médico de confiança. A prevenção é a melhor forma de combater o câncer! Vamos juntos nesta luta!