O câncer de cabeça e pescoço engloba os tumores que acometem a cavidade nasal, seios da face, boca, laringe e faringe. Lesões na boca de difícil cicatrização, rouquidão, sangramentos sem razão, coriza com odor fétido e nódulos no pescoço podem ser sintomas sugestivos de câncer de cabeça e pescoço e precisam ser investigados por um médico.
Os principais fatores de risco são o tabagismo e o consumo de bebida alcoólica e, quando em associação, a chance de surgir a doença é ainda maior. Outro vilão importante é a infecção pelo vírus HPV, que também está relacionado a outros tumores, como o câncer de colo de útero, vagina, vulva, pênis e canal anal. Sua transmissão pode ocorrer durante a relação sexual, por isso, usar preservativo é uma medida de proteção. A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos.
Quando diagnosticados em fase precoce, os tumores de cabeça e pescoço são altamente curativos. O tratamento depende de cada caso, varia entre cirurgia, radioterapia e quimioterapia e eventualmente drogas biológicas. Um grande avanço terapêutico tem sido visto com a imunoterapia na doença metastática, conferindo resultados promissores.
Já os tumores de sistema nervoso central (SNC) representam de 1,4 a 1,8% de todos tumores malignos no mundo, segundo dados do INCA e sua causa é multifatorial. Pessoas expostas a radiação ionizante e substâncias tóxicas como arsênico, chumbo e combustíveis estão mais suscetíveis a apresentar estas neoplasias.
Sintomas como dor de cabeça intensa e frequente, náuseas e vômitos, crises convulsivas e perda de funções motoras, como falta de equilíbrio e diminuição de força em um dos membros, podem estar relacionados ao câncer de SNC.
O tratamento inicia com o neurocirurgião e geralmente envolve algum procedimento cirúrgico, seja para retirada do tumor ou de um fragmento dele para biópsia. A seguir, os próximos passos vão depender do tipo histológico do tumor, podendo haver indicação de quimioterapia, radioterapia ou drogas-alvo.