Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres, representando cerca de 25% de todas as mortes por câncer.

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de tumores malignos pulmonares. A exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, deficiência e excesso de vitamina A, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e ocupacionais e histórico familiar desta neoplasia favorecem ao seu desenvolvimento.

Alguns sintomas podem levantar a suspeita da doença. São eles: tosse persistente, dor torácica, rouquidão, falta de ar, escarro com sangue, emagrecimento e cansaço.

O tratamento implica em um atendimento multidisciplinar que irá depender do tipo histológico e do estadiamento do câncer, podendo ser necessário cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, e/ou modalidades combinadas. Nos últimos anos, houve um grande avanço na terapêutica contra o câncer de pulmão, mostrando resultados surpreendentes com drogas-alvo e imunoterápicos.

Outros tratamentos

Tumores TGI e Hepatobiliar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor…

Câncer de próstata

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor…